A estimulação de pontos energéticos precisos, desde há alguns anos experimentalmente e clinicamente comprovados, origina efeitos clínicos inquestionáveis, desde há mais de 5000 anos.
A OMS, organização mundial da saúde, reconhece (desde 1979) a eficácia da acupuntura no tratamento de mais de 49 doenças e desordens e em 2012 a UNESCO declarou-a património cultural.
Este maravilhoso legado da cultura chinesa, vem de uma formidável estrutura lógica, duma perspectiva do homem e da sua relação com o seu meio ambiente, constituindo uma complexa cosmovisão, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, com a sua particular visão da saúde e da doença.
Obviamente, não conseguimos numa aula só, abarcar a profundidade deste saber milenar….; embarcar-nos-emos, então, numa “aventura” para compreender os aspectos básicos em que se baseia a acupuntura, conhecer a fisiopatologia chinesa, as bases do diagnóstico e a terapêutica, familiarizarmo-nos com os meridianos e pontos de acupuntura…e, as formas de aplicação desta técnica tão singela e inócua na sua aplicação, como imensa na sua concepção.

A ideia deste(s) curso(s) será permitir aos profissionais de saúde, ampliar os seus conhecimentos numa área fácil de manejar, e que lhes permita integrar os conhecimentos básicos de Anatomia, Histologia e Fisiologia ensinados na Licenciatura, com a realidade do corpo humano como um todo.

Obviamente uma das indicações “mais conhecidas” da acupuntura, é o sistema musculoesquelético; vamos explicar todas as outras indicações e as vantagens de saber associar técnicas.